A Cidade - Atrativos em Monte Verde

Monte Verde oferece galerias e lojas diversas para suas compras, passeios à cavalo, jeep, quadriciclo, motos, trenzinho, avião monomotor, patinação no gelo, caminhadas, trilhas para as pedras, cachoeiras, rafting e muito mais...

Venha se emocionar nas montanhas no alto da Serra da Mantiqueira


PASSEIOS:

Cachoeira dos Pretos:

Uma vez em Monte Verde, aproveite para conhecer a Cachoeira dos Pretos.

Leia Mais


Trilha do Pinheiro Velho:

Passeio que começa próximo ao Auto Posto Riga ou em pontos na avenida principal e leva até o aeroporto a 1560 mts altitute. Essa trilha pode ser percorrida em 15 minutos, com árvores nativas e centenárias, riozinho à beira do caminho, flores e aquela que é, tradicionalmente, a mais antiga araucária de Monte Verde, com mais de 500 anos.

Local: 

 (foto do turista)


Mirante

Este mirante fica no aeroporto de Monte Verde, a 1.560 m de altitude, e oferece vista panorâmica para a cidade com as montanhas por plano de fundo para belas fotos!

Local: Di Venetto Ristoranti, ao lado do Aeroporto de Monte Verde - R. do Aeroporto

 (foto do turista)


Passeio de Monomotor

Passeios de avião monomotor no Aeroporto mais Alto do Brasil para aviões de pequeno porte. Conheça Monte Verde de cima, suas belezas naturais e também a vista de cidades vizinhas e belas.

Local: Aeroporto de Monte Verde. Acesso pela R. do Aeroporto.

 (foto do turista)


Aero Flyer

Mais nova e inusitada atração turística de Monte Verde, inaugurada em tempos recentes. Consiste de um avião aposentado ancorado como joia de destaque nos Jardins da Vivie Pousada, o qual, junto de "torre de controle" situada ao lado, serve de exclusivíssima acomodação hoteleira na cidade. O chalé presidencial da pousada recebe diversos casais - notadamente muitos deles ligados à aviação, como pilotos comerciais e privados, aeromoças, etc. - em busca de muito charme, modernidade, conforto e momentos inesquecíveis.

Além de acomodação única e disputada, o Aero Flyer se tornou parada obrigatória para foto dos turistas que visitam a cidade. Você também pode admirar esse projeto contratando um city tour completo de jipe em um dos vários pontos de venda na Avenida Monte Verde. Ou mesmo se deslocar com seu veículo particular à pousada, que fica a apenas 1.200 metros do Centrinho. A visitação externa ao avião está disponível acompanhada de guia local ou mediante identificação, e é gratuita.

Local: Rua Gemini, 477 - Jd. das Montanhas

GPS 22°52'11.5"S 46°01'25.4"W

 


Rafting

Esporte em que se desce as corredeiras de um rio a bordo de um bote inflável, tendo por objetivo vencer os obstáculos naturais do rio como pedras e quedas d'água no caminho.

Em Monte Verde é realizado no km 13 entre Monte Verde e Camanducaia, no Rio Jaquary, com entrada para o bairro do Quilombo. O rio Jaguary está entre os cinco melhores do Brasil para a prática do rafting, várias corredeiras e cachoeiras que podem chegar a 8 metros de altura, com percurso de cerca de 7 km de pura adrenalina que podem durar cerca de 3 horas. A melhor época para a prática deste esporte é entre setembro e maio, quando o volume das águas é maior com as chuvas.

Aconselhamos realizar este esporte com pessoal treinado na área. Você pode contratar essa aventura na Av. Monte Verde.

Local: Bairro do Quilombo, na aultura do km 13 da Rod. Dep. Agostinho Patrus (LMG-886)


Jipe

Escolha o roteiro que deseja para este passeio, contratado na avenida principal, como Cachoeira dos Pretos, São Francisco Xavier, Gonçalves, ou o famoso city tour de Monte Verde.

O passeio de jipe pode ser realizado tanto em dias ensolarados como também com chuva e barro, ficando mais radical e emocionante. Para chegar a esses lugares, contudo, é essencial um veículo com tração nas quatro rodas para vencer os obstáculos das estradas de terra, além do acompanhamento de alguém que conheça a região.

O city tour permite conhecer a cidade de uma forma mais geral, com auxílio dos guias, como poucos turistas conseguiriam conhecer sozinhos. Passa pelos principais pontos turísticos de Monte Verde, como por exemplo belas construções locais, criação de trutas, Aero Flyer, fábrica de chocolates, aeroporto, e dá direito a trilha acompanhada até as pedras.

Os momentos são registrados por várias fotos, que o guia trata de tirar durante as paradas mais longas, além das muitas que os próprios turistas tiram no percurso, é claro.

 (foto do turista)


Moto

Podem ser realizados dentro de Monte Verde nas estradas de terra e caminhos para as montanhas como também para locais fora da cidade. Muitos gostam de realizar estes passeios em dias de chuva para brincar de motocross pulando buracos e passando por barro, outros preferem somente passear em locais mais tranquilos como o aeroporto, criação de trutas ou conhecendo as diferentes construções da cidade.


Quadriciclo

Para os adultos os passeios são quase sempre em grupos com guias com muita aventura e emoção pelas estradas da cidade, e para as crianças quadriciclos infantis com pista própria para crianças com instrutores no percurso.

 (foto do turista)


Bike

Pedalar é um esporte perfeito em Monte Verde! Muita saúde, contato direto com a natureza, ar puro, lindas paisagens, montanhas, flores e sons de belos pássaros. Liberdade ao seu alcance. Quem já tem o pedal como hobbie pode trazer a sua própria bike se preferir, ou ainda alugar bicicletas em alguns locais da cidade.

(foto do turista)


Cavalo e Charrete

Alugar cavalos e sair cavalgando pelas redondezas, sozinho ou acompanhado é algo muito comum em Monte Verde. Você pode alugar cavalos ou charretes próximo ao Auto Posto Riga ou em outros pontos da cidade. O passeio pode ser com ou sem guia, a escolha é sua!

Local: Av. Sol Nascente, logo após o Posto Riga, ou em outros pontos de locação pela cidade.

 (foto do turista)


Paginação no Gelo

Monte Verde oferece uma pista de patinação para quem sabe patinar, para quem deseja aprender a patinar com apoio de instrutores, e para quem não quer se aventurar, somente assistir ao show ou as videos cassetadas e gargalhadas fora da pista.

Local: Av. Monte Verde, após o Haras

 (foto do turista)


Arborismo e tirolesa

Emoção, adrenalina, natureza, e aventura radical no alto ou acima das árvores!


Lojas, galerias e restaurantes:

Aqui você encontra deliciosos pratos desde a comida mineira, trutas e até o famoso fondue, chocolates, queijos e vinhos e muitas lembrancinhas para levar para você, família e amigos como artesanato em madeira, malhas, lã, couro, sabonetes e muito mais...

 

 (foto do turista)


Trilhas para os picos

As trilhas devem ser realizadas durante o dia, evitando o final de tarde para não correr o risco de pancadas de chuvas, ou tempo nublado e calculando a volta antes de escurecer. Podem ser feitas acompanhadas ou não e alguns passeios incluem em seu trajeto a subida guiada. No entanto não é necessário guia, pois as trilhas já estão prontas e sinalizadas com placas. Em alguns locais foram instalados degraus e pontes, facilitando o acesso, bem como mirantes de madeira, perfeitos para fotos espetaculares a quase 2.000 metros de altitude.

Leve água e algum alimento energético, use calçados adequados e uma blusa para mudança de temperatura, que é muito comum durante o percurso. Não se esqueça de sua máquina fotográfica, pois a paisagem é realmente de tirar o fôlego! O percurso para o primeiro pico é de cerca de 40 minutos, e até a última cerca de 4 horas - não se esqueça que ainda tem a volta.

 (foto do turista)

Dicas para trilhas e caminhadas:

  • Use tênis e meias confortáveis
  • Informe-se sobre o grau de dificuldade do passeio, confira a distância e o tempo necessário para o percurso
  • Leve na mochila sempre um agasalho leve, água, e se for mais longe, alimentos energéticos
  • Não jogue lixo nos locais por onde passar, leve uma sacolinha para este fim
  • Leve seu smartphone ou máquina fotográfica e registre os momentos especiais
  • Não abuse e respeite seus limites

Curta Monte Verde o ano todo, em cada estação uma beleza natural, com diversos atrativos para dias especiais.

Monte Verde espera por você !!!