Possibilidade de neve em Monte Verde!? ☃️❄️

27 de julho de 2021 - 08:59, Redação MonteVerde.com.br ®

Julho de 2021 se despedirá com mais uma dose de fortes geadas e temperaturas de fazer bater o queixo. A previsão do tempo, segundo os institutos responsáveis, é de uma nova massa de ar polar vinda da Antártida e Argentina que já atinge o Brasil agora no meio de semana e repercutirá em temperaturas negativas no fim de semana até mesmo em localidades do estado de São Paulo, abrangendo as regiões Sul e Sudeste e uma porção do Centro Oeste. Esta frente frente fria é mais intensa que a anterior, que na semana passada já causou muito gelo em Monte Verde e termômetros batendo -4 e -6℃.

Em cidades mais ao sul do Brasil, pode-se registrar 10 graus abaixo de zero e neve! Estima-se temperaturas inferiores a 6 graus negativos em Santa Maria, Bagé, Pelotas, e algumas análises apontam -18℃ nas serras.

Para se ter uma noção da dimensão do frio esperado, não havendo nenhuma mudança no tempo, o estado de SP também será acometido por uma queda acentuada nos termômetros, havendo geada em vários locais onde o fenômeno não é tão comum: Piracicaba, Botucatu, Sorocaba, Apiaí, Ourinhos, Marília, Prudente, Assis, Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Pirassununga, Araçatuba, Dracena, Bauru, etc, são os nomes de algumas cidades conhecidas que devem ficar abaixo de zero ou, ao menos, próximo de zero. Campinas e região esperam até -2℃, e Avaré, -4℃.

Havendo condições favoráveis, há chance de neve mesmo em algumas serras entre SP e MG. Em SC, por sua vez, no Morro da Igreja, um dado assustador: a sensação térmica pode atingir de -20 a -25℃!! Portanto, nos próximos dias até o comecinho de agosto, o vilarejo montanhês de Monte Verde espera por manhãs cobertas por muito gelo e, quem sabe, até neve — um fenômeno raro que, contam os moradores mais antigos, já aconteceu nesse charmoso pedacinho de chão.

Uma onda de frio assim já ocorreu nos anos de 2000 e 2007, e é a segunda vez nesse século que fala-se em possibilidade de nevar nessa região. Ao menos a certeza é de fortes geadas pela manhã e frio intenso na região de serra, sendo emitido um alerta com relação a geadas para 66 municípios de Minas Gerais, incluindo Camanducaia (Monte Verde).

Fontes: The Weather Channel (weather.com) — Atlanta (GA), EUA, ativo desde 1982. / Estado de Minas / Catraca Livre / Inmet / MetSul Metereologia / Um Só Planeta 
https://metsul.com/onda-de-frio-pode-ser-uma-das-mais-intensas-neste-seculo-no-brasil/
https://catracalivre.com.br/mais/brasil-pode-ter-neve-e-sensacao-de-25oc-na-semana-que-vem/?fbclid=IwAR1G6wBH_fZB4T-IbtdInifoZVlHqavD8nlQXUdZyvtJ_6grkM2xWlIP9s0
https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/07/23/interna_gerais,1289334/meteorologistas-alertam-para-frio-intenso-e-geadas-na-proxima-semana-em-mg.shtml?fbclid=IwAR37CBARuJbAJ55GDv18wt9rSAVNdZB1yVvgmfW8PDhlJwI3qZj4XSXIVcA